LIVROS USADOS NA CRIAÇÃO DOS GAMES

Coleção Microkids - ENSINO FUNDAMENTAL - 4º ANO

Os projetos sugeridos neste livro, reformulado e atualizado, foram construídos para o crescimento constante do aluno como sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem. O computador é utilizado como ferramenta de apoio no desenvolvimento das atividades propostas. Em todo o momento, o aluno é convidado a atuar como personagem junto à Turma MK. A tecnologia é apresentada como elemento natural do processo de construção do conhecimento.

 

Há total interação com os temas abordados, que dão ênfase ao respeito e à preservação do planeta, além dos procedimentos e atitudes de cada um no que tange à boa alimentação. As atividades exploram softwares que abordam astronomia e história em quadrinhos, tornando o aluno mais atuante na condição de autor da construção de um mundo melhor.

 

Os descritores que se destacam são o de localização das informações explícitas, a partir da reprodução das ideias de um trecho do texto; inferência do sentido de uma expressão, mesmo na ausência do discurso direto; reconhecimento da representação decimal de medida de comprimento e sua localização na reta numérica.

 

 


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Coleção Microkids - ENSINO FUNDAMENTAL - 5º ANO

A organização deste volume está voltada para o futuro e, principalmente, para o jovem que já se vê no mundo como ser social responsável. Propõe vivências ricas de aprendizagem e cidadania por meio de produção e trocas de conhecimentos.

 

Os temas apresentados integram formação, qualificação e participação cidadã que partem da base desenvolvida pelos professores e levam o aluno a construir novas habilidades e novos modos de enfrentar a vida. A diversidade de programas amplia as experiências tecnológicas promovendo o contato com diversas formas de comunicação como as linguagens oral, escrita e visual.

 

Os descritores aqui destacados são o reconhecimento do efeito de sentido decorrente do uso de gíria, de linguagem figurada e outras expressões em textos argumentativos e de linguagem culta, além da identificação de propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando as últimas às suas planificações.

 



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Projetos ETC - Aventura na fazenda

O projeto Aventura na Fazenda tem a proposta de envolver os alunos em uma campanha de conscientização da sustentabilidade, utilizando recursos de tecnologia para estimular a criatividade e reforçar o aprendizado, criando boletins informativos, criação de slides, gráficos e planilha eletrônica. O projeto integra as áreas do conhecimento e as habilidades tecnológicas, promovendo a autonomia e a vontade de descobrir.

 

 



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Projetos ETC - Brincando com Códigos 2

Disponível para mobile ou desktop, o projeto Mundo Encantado da Arte convida alunos a participarem de um sarau solidário que envolve a comunidade numa corrente do bem. Criando peças teatrais, poesias, paródias e releitura de obras de arte.

O projeto é recheado de habilidades tecnológicas desenvolvendo cartazes, HQs, revistas e vídeos. Tudo isso usando o suíte de aplicativos Microkids Studio, que possibilita a interdisciplinaridade através de suas diversas ferramentas.

 

 



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