Diante de tantas inovações tecnológicas como tablets, smartphones, apps, jogos digitais e muitas outras que fazem parte do dia a dia das crianças, adolescentes e jovens, surge a necessidade dos professores adequarem suas metodologias de ensino.

Nesse novo cenário, a Microkids aplicou uma pesquisa, com alunos de várias faixas etárias, que apresentasse seus principais interesses na utilização da informática. Os Projetos ETC - Educação, Tecnologia e Construção são livros paradidáticos que atende essa demanda de forma prática, lúdica, contextualizada e flexível de acordo com a proposta pedagógica de cada escola.

Os projetos oferecem um leque de possibilidades a serem trabalhados em sala de aula e laboratório de informática, por meio de estratégias articuladas entre os conteúdos e as ferramentas tecnológicas.

Desenvolvidos com temas intrigantes para cada faixa etária viabilizando a integração das áreas de conhecimento, o exercício da autonomia, a habilitação para a pesquisa e a prática investigativa. Os professores terão a oportunidade de aliar seus conteúdos programáticos de forma prática, criativa e inovadora.

De acordo com os PCNs os projetos atendem alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na oportunidade apresentamos os Projetos ETC.

O projeto, Brincando com Códigos, faz

uso da lógica de programação como gerador de possibilidades da prática educativa, utilizando-se do software Kodu Game Lab que possibilita o indivíduo a criar suas próprias ideias e construir games em 3D.

 

Desenvolve maior habilidade para lidar com as situações de maneira flexível e criativa, capacidade essa cada vez mais exigida na sociedade.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Língua Portuguesa
  • Arte
  • Música
  • Teatro

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Produção Textual
  • Produção Visual
  • Produção Musical
  • Teatro
  • Histórias em Quadrinhos

A Escola é um ambiente onde estudantes aprendem não somente os conhecimentos cognitivos, mas também o que lhes proporciona capacidade de administrar sua vida em sociedade, onde possam aprender a fazer escolhas e a sonhar, mas também a descobrir formas de realização desses caminhos que foram traçados. Afinal, o equilíbrio financeiro é uma questão de compromisso, dedicação e consciência.

 

Este projeto é um convite para desenvolver habilidades tecnológicas através da educação financeira que possibilitará Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Língua Portuguesa
  • Arte
  • Matemática
  • História
  • Educação Financeira

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Planilha Eletrônica
  • Criação e Edições de Vídeo
  • Apresentação Dinâmica e Interativa
  • Produção e Edição de Texto

A Escola é um ambiente onde estudantes aprendem não somente os conhecimentos cognitivos, mas também o que lhes proporciona capacidade de administrar sua vida em sociedade, onde possam aprender a fazer escolhas e a sonhar, mas também a descobrir formas de realização desses caminhos que foram traçados. Afinal, o equilíbrio financeiro é uma questão de compromisso, dedicação e consciência.

 

Este projeto é um convite para desenvolver habilidades tecnológicas a partir da educação financeira que possibilitará Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Matemática
  • Língua Portuguesa
  • Educação Financeira
  • Artes
  • História

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Planilha Eletrônica
  • Criação e Edição de Vídeo
  • Apresentação Dinâmica e Interativa
  • Produção e Edição de Texto

O projeto, Brincando com Códigos, faz uso da lógica de programação como gerador de possibilidades da prática educativa, utilizando-se do software Kodu Game Lab que possibilita o indivíduo a criar suas próprias ideias e construir games em 3D.

Desenvolve maior habilidade para lidar com as situações de maneira flexível e criativa, capacidade essa cada vez mais exigida na sociedade.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Língua Portuguesa
  • Arte
  • Ciências
  • Matemática

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Construção de Jogos em 3D
  • Lógica de Programação

O projeto Aventura na Fazenda tem a proposta de envolver os alunos em uma campanha de conscientização da sustentabilidade, utilizando recursos de tecnologia para estimular a criatividade e reforçar o aprendizado, criando boletins informativos, criação de slides, gráficos e planilha eletrônica.

 

O projeto integra as áreas do conhecimento e as habilidades tecnológicas, promovendo a autonomia e a vontade de descobrir.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Língua Portuguesa
  • Arte
  • Matemática
  • Ciências

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Planilha Eletrônica
  • Produção Textual
  • Produção Visual

Disponível para mobile ou desktop, o projeto Mundo Encantado da Arte convida alunos a participarem de um sarau solidário que envolve a comunidade numa corrente do bem.

 

Criando peças teatrais, poesias, paródias e releitura de obras de arte.

 

O projeto é recheado de habilidades tecnológicas desenvolvendo cartazes, HQs, revistas e vídeos. Tudo isso usando o suíte de aplicativos Microkids Studio, que possibilita a interdisciplinaridade através de suas diversas ferramentas.

 

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Língua Portuguesa
  • Arte
  • Música
  • Teatro

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Produção Textual
  • Produção Visual
  • Produção Musical
  • Teatro
  • Histórias em Quadrinhos

O projeto desperta a criatividade, planejamento, construção, raciocínio de forma sistemática, tomada de decisão e colaboração através das ferramentas tecnológicas que auxiliam os alunos a construírem um aplicativo e entenderem o início da lógica de programação.

O desenvolvimento dessas habilidades contribui para o ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Arte
  • Matemática
  • Ciências
  • Lógica de Programação

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Lógica de Programação
  • Construção de Aplicativo para Mobile

O projeto, Brincando com Códigos, faz uso da lógica de programação como gerador de possibilidades da prática educativa, utilizando-se do software Kodu Game Lab que possibilita o indivíduo a criar suas próprias ideias e construir games em 3D.

Desenvolve maior habilidade para lidar com as situações de maneira flexível e criativa, capacidade essa cada vez mais exigida na sociedade.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Arte
  • Matemática
  • Ciências
  • Lógica de Programação

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Lógica de Programação
  • Construção de Games digitais

Sustentabilidade!

A proposta deste projeto incentiva a formação de uma consciência ambientalista ao explorar as habilidades do planejamento, organização e empreendedorismo cooperativista.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Língua Portuguesa
  • Arte
  • Matemática
  • Ciências
  • Geografia

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Produção Textual e Visual
  • Construção de Projetos em 3D
  • Planilha Eletrônica
  • Publicidade

Desenvolva habilidades tecnológicas a partir da criação de histórias em quadrinhos, animações, manipulação de imagens e atividades interativas digitais.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Língua Portuguesa
  • Arte
  • Matemática

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Histórias em Quadrinhos
  • Editoração de Imagens
  • Livro Interativo Multimídia

Luz, Câmera, Ação! Experimente o mundo do cinema e torne-se um roteirista, produtor e editor de um documentário utilizando as ferramentas tecnológicas.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Língua Portuguesa
  • Arte
  • Educação Física
  • Ciências

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Filmagem e Edição de Áudio e Vídeo
  • Produção de Roteiro
  • Editoração de Imagens
  • Planilha Eletrônica

Seja audacioso!

Desenvolva o raciocínio lógico neste projeto marcado por mistérios e pensamentos rápidos ao criar planilhas eletrônicas, jogos e animações.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Língua Portuguesa
  • Arte
  • Educação Física
  • Ciências

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Xadrez
  • Planilha Eletrônica
  • Construção de Jogos com Linguagem de Programação

Inseguranças, incertezas e mudanças são temas vivenciados na adolescência. Através da construção de um game, os alunos, mobilizam a comunidade escolar sobre perigos como: drogas, má utilização da internet, bullying e sexualidade precoce.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Língua Portuguesa
  • Arte
  • Matemática
  • Ciências
  • Filosofia

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Apresentação Dinâmica e Interativa
  • Construção de Jogos Digitais

Real ou virtual? Descubra como páginas estáticas ganham vida na tela do computador com projetos e animações em 3D aplicados à Realidade Aumentada.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Língua Portuguesa
  • Arte
  • Matemática
  • Física

HABILIDADES TECNOLÓGICAS

  • Publicidade
  • Modelagem e Animação em 3D
  • Realidade Aumentada

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